- Oraculu & Sancla - WebSites - Redes Cabeada e Wifi - Câmeras

Ir para o conteúdo

Menu principal:

REDE
ESTRUTURAÇÃO
REDE
ESTRUTURAÇÃO
REDE
ESTRUTURAÇÃO
ESTRUTURAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDE CABEADA E WIFI

Com a crescente demanda de acesso dos dados, estejam eles onde estiverem, surge a necessidade de um estudo mais complexo parta saber qual a melhor tecnologia de rede a ser aplicada, rede sem fio ou a rede cabeada.

Para alcançarmos os melhores resultados de conexão nos dias de hoje, quando o que se mais busca é a qualidade de transmissão e a confiabilidade de dados, é necessário ter uma adequada estrutura de rede.

Opções para se estruturar uma rede, seja ela caseira ou corporativa:

LAN – “Local Area Netwrok” – Redes Locais

WLAN – “Wireless Local Área Network” – Rede Locais sem Fio.

Sendo que ambas tem modos de autenticação diferenciadas:

LAN

Rede cabeada como o nome já nos diz, é uma rede ligada por fios, onde toda comunicação é feita através de um cabo de 8 vias, próprio para esse fim, de se conectarem a outros equipamentos como computadores, routers, modem e impressoras.

Esse tipo de rede até algum tempo era a mais utilizada por sua confiabilidade de transmissão e também pelos custos que eram muito inferiores, quando comparados aos custos de uma rede wifi.

A rede via cabo tem sua autenticação feita através de servidores de nomes e usuários, o acesso trona-se mais difícil por se tratar de cabos e nem todos podem ter acesso ao mesmo.

WLAN

A rede chamada Wireless é autenticada por um servidor de nomes e usuários e utiliza os métodos criptografados chamados WEP e WPA, para autenticação, já que a rede sem fio exposta à qualquer um que esteja no raio de alcance da antena.

REDES DE COMPUTADORES

Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (Mps) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

O sistema de comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).

Redes de computadores são conhecidas como confinadas quando as distâncias entre os módulos processadores são menores que alguns poucos metros. Redes locais de computadores são sistemas cujas distâncias entre os módulos processadores se enquadram na faixa de alguns poucos metros a alguns poucos quilômetros.

Sistemas cuja dispersão é maior do que alguns quilômetros são chamados redes geograficamente distribuídas.

As redes podem classificar-se quanto à topologia de organização que apresentam, podendo ter uma topologia em barramento, anel, ou estrela.

É ainda possível caracterizar as redes quanto à distribuição espacial como sendo redes locais vulgarmente designadas de LAN ( “Local Area Network” ), redes metropolitanas também designadas de MAN ( “Metropolitan Area Network” ), e por último as redes de grande distribuição geográfica também designadas de WAN ( “Wide Área Network” ).

Pode ainda caracterizar-se uma rede pelo tipo de dados que transportam (voz, dados, ou ambos), por quem pode utilizar a rede (pública, ou privada), qual a natureza das ligações (telefone, comutação dedicada, sem comutação, ou ligações virtuais), tipos de ligações físicas (fibra óptica, cabo coaxial, fio de cobre).

LAN – ÁREA LOCAL

LAN (“Local Area Network”) são redes utilizadas na interconexão de equipamentos com a finalidade de troca de dados.

São denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada, visto que fisicamente, quanto maior a distância de uma rede a outra, maior a taxa de erros que ocorrerão devido a degradação do sinal.

As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

Em distâncias curtas, por exemplo, dentro de uma área geográfica pequena tal como um edifício, você pode criar uma LAN (“Local Area Network”).

Uma rede é chamada de LAN quando os computadores estão em um só local, um edifício comercial por exemplo. Uma LAN é composta de periféricos de rede como um computador, impressora ou uma máquina.

Quando você conecta estes todos juntos você tem uma rede. Para negócios pequenos uma LAN é o que você precisa para conectar seus computadores.

Esquema de uma LAN em um edifício, composta por :

1. Um servidor que provê diversos serviços, dentre eles armazenamento e impressão

2. Um “switch” | “router” | “hub” | “bridges”, para interligar as workstation, impressoras, servidores, etc.

ESQUEMA LAN

As principais vantagens de uma LAN são:

1. Compartilhamento de banco de dados, softwares, discos rígidos e periféricos entre vários departamentos

2. Interligação de bancos de dados de diferentes áreas ou departamentos

3. Descentralização do sistema de computação e eventual eliminação de Mainframes

As principais características das LAN's são:

1. Altas taxas de transmissão,
2. Baixa taxa de erro,
3. Propriedade privada,
4. Acesso privado,
5. Vários tipos de protocolos.
 

ATENDIMENTO
Av. Dr. Timoteo Penteado, 3948
Guarulhos - SP
Cep: 07161-002


011 - 2453-4120
011 - 94736-9969 - Julio
011 - 98671-8352 - Valdi

Copyright 2015. Todos direitos reservado Oraculu & Sancla
Fones: (11) 2453-4120 - (11) 98671-8352 - (11) 98428-7407
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal